Os anos de 2020 e 2021 ficarão na história de todos nós, por ter mudado radicalmente a nossa forma de ser, estar, pensar e fazer. No seio cultural, o impacto da pandemia demonstrou-nos a todos que podemos viver sem algumas coisas, mas no nosso caso em particular não existimos sem a Música.
O espírito Filarmónico alimenta-se de uma arte performativa onde a partilha e o convívio em grupo não é de todo dispensável. Dadas as circunstâncias atuais fica a saudade das aulas aos aprendizes/alunos, dos ensaios, dos concertos, dos arraiais e dos aplausos do Público que tanto nos acarinha e apoia.
De forma individual, todos temos que cuidar de nós e do nosso meio envolvente, diariamente somos chamados a ser responsáveis e a ser agentes de saúde pública. Desta forma também a Banda Filarmónica da Moita se empenhou e adaptou-se a uma nova realidade.
Desde março de 2020 que praticamente toda a Atividade Cultural e Filarmónica da Banda da Moita esteve suspensa. Contudo, fruto de um trabalho intenso de organização, adaptação, criação e implementação de planos de contingência, ainda foi possível realizar, ao longo deste período, pois as circunstancias assim o iam permitindo, alguns ensaios, aulas e um desfile pelas ruas da vila, o que aconteceu no dia 10 de junho 2021.
Em anos ditos normais, este período teria sido muito frutuoso para a Banda Filarmónica da Moita, pois estavam agendados diversos serviços nas freguesias do concelho da Moita. As tradicionais festas populares, suas aberturas oficiais, participação nas procissões, encontros de bandas filarmónicas e concertos musicais faziam parte do Plano de Atividades da Banda Filarmónica da Moita.
Infelizmente 2020 / 2021 ficará na memória de todos nós e de todas as Bandas Filarmónicas, como um ano zero em termos animação musical e popular.
Vivemos ainda com medo deste terrível vírus, a Filarmonia também vive com muito receio, pois falta-nos o contacto pessoal, os ensaios, as aulas, os convívios, etc, estes fazem parte de uma Banda, não é apenas tocar um determinado instrumento musical. Fazer parte de uma Banda Filarmónica, é como integrar uma grande família e é isto que nós sentimos, saudades dos membros da nossa segunda grande família!
A campanha de vacinação em curso traz-nos uma esperança e uma luz ao fundo do túnel para voltarmos em pleno à nossa atividade. Uma palavra de incentivo e esperança no futuro, Músicos, Maestro, Professores, Alunos e Famílias.
Um agradecimento especial aos órgãos autárquicos locais, pelo esforço meritório nos possíveis apoios financeiros que têm ajudado em parte, a fazer face às dificuldades inerentes a toda a situação.
Muita saúde e esperança para todos!